segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carta Aberta a Câmara de Vereadores da Ilha de Itamaracá

Ao Senhor
Murilo José de Souza
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Recomenda a Aprovação dos Projetos de Lei nº 05 e 15/2012.

Exmo. Senhor,

Ao tempo em que o cumprimentamos cordialmente, vimos perante V. Sª. expor e requerer o que se segue:

Ao longo dos últimos 10 anos o Brasil começou a mudar, e a cultura, acompanhando esta tendência, começou a ampliar sua participação na agenda social das políticas públicas implementadas pelo Governo Federal. Antes, relegada a coadjuvante entre as demais políticas governamentais, a cultura era considerada a “cereja do bolo” - o “adereço” e isto se traduzia em pouca efetividade de sua aplicação, baixos recursos e ausência do estado frente ao desenvolvimento cultural que o país necessitava.

Agora, com a aprovação do Projeto de Lei do Sistema Nacional de Cultura, pelo Congresso Nacional, e com a sanção da Lei Federal do Plano Nacional de Cultura, por parte da Presidenta Dilma Russeff, a cultura se fortaleceu e comerçou a ser entendida como um instrumento poderoso para o desenvolvimento econômico e social do País.  A Ilha de Itamaracá, como cidade turística, possui um importante acervo cultural que remonta a história e a identidade do povo brasileiro, que precisa ser valorizado e preservado, de modo que nossa cidade se desenvolva junto com o Brasil.
 
Por este motivo, o Conselho Municipal de Política Cultural da Ilha de Itamaracá, entende que a instituição do Sistema e do Plano Municipal de Cultura são fundamentais para a conquista de uma vida melhor para o povo da Ilha. Primeiro, porquê o Sistema Municipal de Cultura é um instrumento que está conectando a Ilha de Itamaracá com as Políticas do Governos Federal e Estadual de modo que os Recursos para o financiamento da cultura cheguem para o município. Segundo, porquê o Plano Municipal de Cultura representa o sentimento do povo da Ilha de Itamaracá, que se reuniu, nas duas Conferências Municipais de Cultura, realizadas em 2009 e 2011, nas Plenárias Regionais, Setoriais e Livres de Cultura, nos fóruns e Grupos de Trabalhos criados para o debate de propostas para a cultura da Ilha. Ao longo desta trajetória foi reunido, em torno da elaboração do Plano Municipal de Cultura, mais de 2% da população da Ilha de Itamaracá, entre artistas, produtores, gestores e consumidores culturais, indicando a plena e indiscutível participação democrática da população na definição dos rumos para a cultura na Ilha. Em fim, não aprovar os Projetos do Sistema e Plano Municipal de Cultura representará no retrocesso de um trabalho que tirou a cultura de nossa cidade de um atraso de mais de 40 anos e fará com que a Ilha de Itamaracá deixe de receber recursos do Governo Federal fazendo com que a cultura da Ilha seja outra vez condenada à própria sorte.
 
Dadas estas explicações o Conselho Municipal de Política Cultural vem, diante de todos os Vereadores desta casa legislativa, solicitar a URGENTE APROVAÇÃO DOS PROJETOS DE LEIS Nº 05 E 15/2012 (Projetos do Sistema e Plano Municipal de Cultura) a fim de que tenhamos uma política pública de cultura que a valorize e consolide a Ilha de Itamaracá como uma grande nação cultural.
 
Na certeza de podemos contar com o apoio de todos, renovo nossos sinceros votos de estima e apreço.

Atenciosamente,
NIVALDO JORGE DA SILVA
Presidente do CMPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário