Aos nove dias do mês de setembro de dois mil e dez (09/09/2010) na sala dos conselhos, no palácio pedra que canta, na Ilha de Itamaracá PE, reuniram-se, com o objetivo de debater sobre a convocação da Eleição do Fórum Temático de Entidades Culturais, Calendário de elaboração do Plano Municipal de Cultura e discussão sobre a remuneração dos Conselheiros representantes da Sociedade Civil, os Senhores Conselheiros, Edvaldo Mário do Monte Júnior, Secretário Executivo de Cultura, Edson Teotônio da Silva, ambos representantes da Fundação de Cultura e Arte – FUNCARTI, André Luiz Gonçalves de Lima, Representante do Fórum Temático de Produtores Culturais, Nivaldo Jorge da Silva, Representante do Fórum Temático de Artesanato, Artes Plásticas e Visuais, Jose Lopes de Albuquerque Junior, Representante do Fórum Temático de Patrimônio Cultural ou Literatura, José Ubiranildo Alves dos Santos, Representante do Fórum Temático de Dança, Ytallo Barreto dos Santos, Representante do Fórum Temático de Música, Lúcia Gomes de Paula, Representante do Fórum Temático de Carnaval e Pedro Luiz de Oliveira, Representante do Fórum Temático de Teatro, todos titulares.
Dado início aos trabalhos do dia, o Senhor Presidente, Edvaldo Mário do Monte Júnior observou a existência de quorum, e tendo confirmado a viabilidade da reunião, agradeceu a presença de todos, fez a leitura da pauta da reunião e leu um texto reflexivo. Após a leitura do texto, o Secretário Geral deu início à leitura integral da Ata da reunião anterior (05/09/2010), sendo o texto da ata aprovado por todos os presentes sem qualquer ressalva ao texto lido. Dando continuidade aos trabalhos o Presidente abriu o processo de convocação da eleição do Fórum Temático de Entidades Culturais, solicitando a indicação, por parte do Plenário, de 3 (três) pessoas devidamente regulares no Cadastro Cultural da Ilha de Itamaracá para compor o Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE, que organizará todo o Processo Eleitoral do respectivo Fórum. Para tanto foram indicados pelo Plenário os seguintes nomes: Jamerson Luiz Bezerra da Silva, Dilma Maria Pereira e Tânea Maria Monteiro de Barros. Após a aprovação dos nomes pelo Plenário e cumprindo as normas Regimentais o Presidente informou que se confirmada a participação dos Membros do GTE até a próxima segunda-feira, dia 13 de Setembro, a eleição do Fórum seria realizada no dia 12 de dezembro de 2010. Concluído a convocação para a eleição do Fórum Edvaldo fez uma introdução sobre a importância do Plano Municipal de Cultura e da mobilização do Conselho para a Elaboração de suas diretrizes. Assim sendo ratificado pelos Conselheiros ficou definido pelo Plenário que o Conselho se Reuniria Extraordinariamente no dia 17 de Setembro, as 14h, na Sala dos Conselhos, para definir o calendário e construir a metodologia de elaboração do Plano Municipal de Cultura. Para abrir a discussão sobre a remuneração dos conselheiros representantes da sociedade civil, Edvaldo solicitou ao Sr. Nivaldo Jorge que realizasse a exposição da matéria, aja vista que a mesma foi proposta pelo mesmo na reunião anterior. Após a apresentação do Nivaldo Jorge, foi colocado em discussão e quase todos os conselheiros presentes opinaram sobre a matéria. Apresentadas as devidas intervenções pelos conselheiros presentes, o Presidente colocou em votação a matéria sendo aprovado por seis votos a um, tendo apenas uma abstenção, o posicionamento que o Conselho é de acordo com a remuneração, mas que seria realizada uma avaliação jurídica sobre o tema.
Por fim, o Presidente construiu, de forma colaborativa, a seguinte pauta para a reunião do dia 05 de Outubro: Discussão sobre o Projeto de Lei do Fundo Municipal de Cultura, inclusão da cultura popular, alternativa e demais segmentos nas Festividades Locais, Resolução da situação do espaço em frente da Biblioteca Municipal e definição do Espaço para comercialização de artesanato na Ilha, definição de espaço para o desenvolvimento da cultura dos jovens alternativos, discussão sobre espaços para ensaios dos grupos culturais e debater a viabilidade do Conselho reivindicar vaga no Conselho Gestor do Projeto Orla.
Não tendo mais nada a ser tratado, o Sr. Presidente, deu por encerrados os trabalhos do dia, e eu, André Luiz Gonçalves de Lima, Secretário Geral, lavrei a presente ata, que lida e achada conforme, vai assinada por todos os presentes.
Sala dos Conselhos, Ilha de Itamaracá, 09 de Setembro de 2010.
Esta redação não substitui à transcrita no livro de atas do CMPC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário